Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Begonia scharffii Hook. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 27-08-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Esta é uma begônia endêmica da ilha de Florianópolis, Santa Catarina (AOO=4 Km²), encontrada apenas em paredões de arenito, em locais sombreados. Está sujeita a apenas uma situação de ameaça, de maneira que se suspeita que o turismo descontrolado na ilha pode levar essa espécie à extinção. Esse evento já pode estar em curso, tendo em vista que a espécie não é coletada há mais de 40 anos.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Begonia scharffii Hook.;

Família: Begoniaceae

Sinônimos:

  • > Begonia haageana ;
  • > Begonia schenckii ;
  • > Begonia schenckii var. schenckii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Bot. Mag. 114: t. 7028 1888. A espécie é caracterizadapor ser coberta por escamas filiformes e longas, folhas pilosas, flores com asalas do hipanto corniformes e os ramos dos estigmas muito espessos (Jacques,2009).

Distribuição

A espécie ocorre no Estado de Santa Catarina (Jacques, 2012).

Ecologia

Espécie herbácea, monóica, com floração de dezembro a abril,ocorre como terrícola ou rupícola em paredões rochosos de arenito em locais sombreados (Jacques, 2009; 2012).

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes A Mata Atlântica vemsofrendo ao longo dos anos intensa retirada de cobertura vegetal nativa,degradação do solo e introdução de espécies exóticas, visando a utilizaçãodestas áreas para plantios e pastagens (Young, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Em perigo" (EN) pela Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- JACQUES, E.L.GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. (EDS). Begoniaceae. Belo Horizonte, MG: Conservação Internacional, 2009. 91-94 p.

- YOUNG, C.E.F.GALINDO-LEAL, C.; CÂMARA, I.G.(EDS). Causas socioeconômicas do desmatamento da Mata Atlântica brasileira. São Paulo, SP; Belo Horizonte, MG: Fundação SOS Mata Atlântica; Conservação Internacional, 2005. 103-115 p.

- JACQUES, E.L. Begoniaceae in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 22 Jun 2012.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

Como citar

CNCFlora. Begonia scharffii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Begonia scharffii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 27/08/2012 - 12:36:24